Pucón, a charmosa cidade chilena

Na charmosa cidade de Pucón, em meio a uma paisagem deslumbrante, um hotel projetado nos anos 1940 ainda impressiona pela sofisticação e sua integração com a natureza. O Antumalal é uma das glórias da hotelaria chilena.

Por: Luciano Garcia

Com uma incrível vista para as margens do Lago do mesmo nome, Villarrica, encontra-se o fabuloso conjunto arquitetônico do Hotel Antumalal

Construído nos anos 1940/1950, com linhas modernas e arrojadas para a época, ao estilo da Bauhaus, continua ainda hoje como um exemplo de contemporaneidade, integrando seu design ao rico ambiente natural ao redor. Seu arquiteto, o chileno Jorge Elton Álamos, inspirou-se nos elementos da famosa Casa da Cascata, do americano Frank Lloyd Wright. O hotel é cheio de estilo, e suas formas e décor resistem ao tempo e se mantêm atuais: um edifício horizontal, com telhados planos, fachadas lisas, formas cúbicas, ângulos retos e cantos arredondados em ângulos externos. O hotel fica dentro de um bosque de cinco hectares e foi construído com o uso de concreto, ferro, pedra e madeira – a nobre araucária, permitida na época da construção do hotel. O volume da construção contrasta com a leveza das amplas janelas de vidro que emolduram sua paisagem privilegiada.

Além dos apartamentos, que ficam no prédio principal, o Antumalal conta com três chalés externos. O Chalé Real tem esse nome por ter hospedado a Rainha Elizabeth II, e é um luxo só. Tem uma sala ampla e toda envidraçada, com um pedaço de bosque próprio em seu interior e uma imponente lareira. A varanda externa é um charme, no meio do verde. Ideal para hospedar casal com filhos.

Conforto, Luxo e Natureza

A cidadezinha de Pucón logo se transformou em destino obrigatório para os jetsetters mais antenados. Ganhou hotéis de luxo e a fama de balneário badalado por personalidades internacionais e artistas. Neil Armstrong, James Stewart e Emma Thompson são apenas alguns dos nomes famosos que já se hospedaram no Antumalal. Suas panorâmicas janelas trazem para dentro dos apartamentos toda a exuberância da natureza, e isso se repete em todos os ambientes, de tal modo que às vezes o hóspede fica em dúvida se está do lado de dentro ou do lado de fora do hotel, tal a integração. A piscina aquecida, por exemplo, tem metade de sua área na parte interna do prédio e a outra metade na parte externa, separadas por painéis de vidro.

Casa do Lago

A recém-inaugurada Casa do Lago é uma nova e charmosa alternativa aos hóspedes. O espaço foi remodelado a partir do antigo Café del Lago Antumalal, primeiro prédio construído na propriedade, no fim de década de 1940, que norteou todo o conceito arquitetônico do hotel, erguido anos depois. O luxuoso chalé fica em uma área privilegiada do bosque, exatamente às margens do lago Villarrica e próximo ao cais. Para ter acesso, é preciso subir degraus originais de pedras. Lá dentro, os hóspedes encontram espaço para seis pessoas, dividido entre uma suíte e dois outros quartos com banheiro compartilhado, terraço privativo, uma ampla sala de estar com vista panorâmica, lareira e cozinha equipada. Segredo imperdível no Verão: há uma cascata perto da Casa do Lago que nos convida a um banho delicioso.

Serviço

HOTEL ANTUMALAL www.antumalal.com

Como chegar: De Santiago, voamos por uma hora até a cidade de Temuco, sul do país. De lá, por transfer, percorremos 100 km até Pucón, trajeto feito em pouco mais de uma hora.