A reabertura do Hotel Eden, de Roma

O Hotel Eden, de Roma, reabriu suas portas há apenas cinco meses, depois de quase dois anos de reforma, e já reconquistou o posto de um dos queridinhos dos turistas que buscam luxo, glamour e mordomias na cidade italiana. Confira a seguir por que o local é considerado um verdadeiro.

Por: Cibele Carbone

Do Hotel Eden (acima, à direita) é possível apreciar belas vistas de importantes pontos de Roma, como a a Igreja de São Pedro (à esquerda)

Ingrid Bergman e Omar Sharrif, os superastros da época áurea de Hollywood, eram frequentadores do Hotel Eden, que foi aberto em 1889. Só isso já seria mais do que o suficiente para saber que o local é realmente especial, mas não foi apenas o fato de receber celebridades e o suprassumo da sociedade mundial que elevou o hotel italiano ao ranking de um dos melhores do mundo. Com serviço impecável e decoração primorosa, os hóspedes do Eden sentem-se, de fato, no paraíso. Um paraíso bem luxuoso, diga-se de passagem.

As acomodações do Hotel Eden são superluxuosos e com ambientes bem amplos, tudo para garantir o conforte e achonchego dos hóspedes

Localizado perto da Piazza Spagna, da igreja Santissima Trinità dei Monti e da Villa Borghese, o Hotel Eden passou por um super-reforma, que durou quase dois anos, para continuar recebendo os turistas com primor. Em abril deste ano, as portas foram reabertas e parece que o local está mais mágico ainda, se é que isso é possível. Membro da Dorchester Collection, da qual também fazem parte os hotéis Le Meurice (Paris), Principe di Savoia (Milão) e 45 Park Lane (Londres), a repaginação do Hotel Eden ficou a cargo dos badalados designers de interiores Bruno Moinard e Claire Betaille, que cuidaram do lobby, dos quartos e das suítes; e Patrick Jouin e Sanjit Manku, que ficaram responsáveis pelo restaurante La Terrazza e pelo restaurante & bar Il Giardino.

Quem se hospeda na suíte Aurora (ao lado), usufrui de um belo terraço para relaxar ao ar livre

A ideia principal dessa reforma era atualizar o hotel, mas sem abrir mão de suas características originais, já que o prédio em que ele está instalado é uma verdadeira joia arquitetônica. O hotel é glamouroso e acolhedor, decorado com mármore, objetos dourados e mobiliário vermelho e laranja. Em contraponto, as paredes são pintadas de bege e fendi. Mas o charme mesmo fica por conta dos afrescos recuperados, que nos fazem sentir em um palácio. O toque contemporâneo fica por conta dos tapetes gráficos espalhados pela La Libreria, lugar ideal para relaxar, fazer uma reunião ou tomar um drink num ambiente acolhedor, tranquilo e sofisticado, com música de fundo suave.


Più Bella

Uma das novidades nessa nova fase do Eden é a abertura do Eden Spa – espaço essencial em qualquer hotel cinco estrelas do mundo. Além de uma variedade de experiências e terapias holísticas de bem-estar, o spa possui três suítes com uma fusão de tratamentos de assinatura e mimos pela Sonya Dakar e Officina Profumo – Farmaceutica di Santa Maria Novella, que foi criada em 1612, é uma das farmácias mais antigas do mundo e agora produz produtos de beleza luxuosos e orgânicos. O spa também inclui uma suíte de manicure e pedicure.


Conforto de primeira

Depois da reforma, o Hotel Eden reduziu seus 121 quartos para um total de 98, incluindo as suítes, o que garante muito mais espaço e comodidade para todos os hóspedes. Sofisticados e elegantes em design, os quartos e suítes oferecem espaços luminosos e arejados com tetos e janelas altos, enquadrando o deslumbrante horizonte de Roma e utilizando a localização central do hotel e as vistas da cidade. Os luxos modernos incluem iluminação controlada e controle climático, televisores wi-fi, Bang & Olufsen e sistemas de som com conectividade Bluetooth.


Paladar aguçado

A gastronomia do Eden também merece ser citada. Afinal, estamos na Itália! O rooftop do hotel agora abriga o restaurante La Terrazza, do chef executivo Fabio Ciervo, especializado em cozinha mediterrânea saudável. Ciervo acredita que a alta gastronomia deve buscar inspiração em todas as culturas para produzir uma sinergia gastronômica única. De sua Itália natal, Fabio adquiriu as virtudes da comida italiana; da Ásia, aprendeu a prestar especial atenção à escolha das especiarias; a França ensinou-lhe a arte de fazer molhos maravilhosos, enquanto explorava técnicas culinárias inovadoras na Espanha.

O Il Giardino Ristorante & Bar possui uma área bem aconchegante (à esquerda), além do salão externo. Os pratos leves e saudáveis, como o Fiore di Zucca al Forno (à direita) são criações do chef Fabio Ciervo.

Outra opção é o restaurante e bar Il Giardino, que se inspirou na vegetação exuberante da vizinha Villa Borghese para seu jardim vertical. Nele, os hóspedes podem apreciar a cozinha clássica italiana e romana. Usando produtos frescos, sazonais e orgânicos, o Il Giardino Ristorante & Bar oferece uma variedade de escolhas leves e saudáveis para café da manhã, almoço e jantar, ao lado de uma seleção de macarrão, pizza e cicchetti (tapas de estilo italiano).