Trinca de Ás

Relais & Châteaux, maior associação de destinos de luxo do mundo, acaba de lançar a edição 2012 do seu Guia R&C, que faz uma breve apresentação de 518 melhores destinos em mais de 60 países. Conheça os únicos três hotéis brasileiros que entraram nessa seleção: resort Ponta dos Ganchos (Santa Catarina), Hotel Santa Tereza (Rio de Janeiro) e Pousada Estrela D’Água (Trancoso)

por Leonardo Millen

Hotel Santa Teresa – Santa mordomia no Rio de Janeiro

Em um espaço de 4 mil m2 no bairro de Santa Teresa, cercado por jardins tropicais e com uma vista panorâmica da Cidade Maravilhosa, da Baía de Guanabara, do Cristo Redentor e das montanhas de Teresópolis, fica um belo casarão de 1850, tombado pelo Patrimônio Histórico. Ele foi totalmente reformado para abrigar o sofisticado Hotel Santa Teresa, um encontro entre requinte, exclusividade, história e arte.

O estilo original do casarão foi cuidadosamente preservado para abrigar o lobby, as salas de reuniões e os 44 apartamentos personalizados. A decoração, assinada por François Delort, se baseou no conforto, no requinte e na diversidade cultural brasileira. Há peças e móveis de design criados por Zemog, Sérgio Rodrigues, Rock Lane, Carassa, Studio Vitty e Oficina de Agosto, e muita fibra de coco, bananeira, açaí, sizal, algodão, barro, ardósias e madeiras de lei de demolição e de reflorestamento.

Na área externa, nas suas 170 árvores podem ser vistos pássaros, micos e tucanos. E da piscina de 25 m2, onde Amy Winehouse se bronzeou antes do show carioca, ou da jacuzzi ao ar livre, é possível apreciar um espetacular pôr do sol sobre a serra. Para relaxar, o hotel abriga ainda o Le SPA, de 300 m2, com quatro salas de massagens, dois ofurôs, sauna a vapor e espaço para descanso com acesso à piscina e à jacuzzi do hotel. As terapias e tratamentos são todos realizados com produtos Natura.

A gastronomia no Hotel Santa Teresa também reserva surpresas. O panorâmico restaurante Térèze, comandado pelo experiente chef Damien Montece, aposta na cozinha contemporânea, com inspiração francesa e ingredientes tipicamente brasileiros, como a pupunha e a castanha–do-Pará. Abre diariamente para almoço e jantar também a não hóspedes, com acesso independente da entrada do hotel, o que garante privacidade a todos. No hotel há também um curioso bar, o Bar dos Descasados – uma referência ao antigo casarão, que sempre recebeu hóspedes recém-separados –, que fica na antiga senzala descoberta durante as obras de recuperação. O bar faz jus à fama, pois está sempre cheio de casais apaixonados saboreando uma cachaça envelhecida ou um bom vinho ao som da moderna MPB… Por tudo isso, o Santa Teresa já é um dos hotéis mais badalados do Rio de Janeiro.

 

Hotel Santa Teresa

R. Almirante Alexandrino, 660 – Santa Teresa – Rio de Janeiro – RJ

Tel.: (21) 2221 1406 – www.santateresahotel.com

 

Pousada Estrela D’Água – Trancoso comme il faut

Trancoso, no sul da Bahia, é o mais badalado e charmoso “vilarejo chic” do Brasil. É um misto de paisagens espetaculares, praias de águas azuis semidesertas e um centro histórico de antigas casas de pescadores que deram lugar às inúmeras lojas, bares e restaurantes gourmet que hoje é conhecido internacionalmente como o “Quadrado”. O local virou point de milionários, celebridades e da alta sociedade brasileira, que vai e vem em jatinhos particulares que pousam no aeroporto de Porto Seguro, a apenas uma hora de distância.

Para quem não tem uma mansão em Trancoso, a hospedagem mais in da cidade é a Pousada Estrela D’Água. Ela é literalmente “pé na areia”, na Praia dos Nativos, em uma área de 23 mil m² de Mata Atlântica, de jardins e flora totalmente preservados. Suas 20 confortáveis suítes foram projetadas por arquitetos inspirados nesta exuberante beleza natural em design de linhas retas, simples, com muita madeira e materiais naturais decoradas com objetos da cultura baiana. Os ambientes, calmos e silenciosos, contam com duas piscinas, espreguiçadeiras, redes… Tudo com muita cortesia nos serviços. O objetivo é proporcionar uma sensação de harmonia com a natureza, sem abrir mão da sofisticação.

Já os sete bangalôs de 120m² voltados para o jardim interno mantêm a mesma proposta das suítes, mas têm camas king size com dossel, home theater e piscina privativa na varanda. Há ainda outro único bangalô, o “the best”, Duplex, de 200m², que tem tudo isso e ainda fica de frente para o mar verde-azul deslumbrante com jacuzzi na varanda.

Na Pousada Estrela D’Água há dois restaurantes: o Aldeia de São João e o Bar da Costa. Ambos tiveram o cardápio especialmente elaborado por Neka Menna Barreto, que deu seu toque moderno à culinária baiana e internacional. O bar da praia, aliás, é um dos mais exclusivos de Trancoso, um lugar perfeito para conhecer pessoas e relaxar saboreando uma de suas famosas caipirinhas. Faça também um dos tratamentos do Spa da pousada, que usa apenas produtos naturais da Mata Atlântica e da Amazônia (Amazônia Viva).

 

Pousada Estrela D’Água

Estrada Arraial D’Ajuda/Trancoso, s/n – Porto Seguro – BA

Tel.: (73) 3668 1030 ou (11) 3848 9197 – www.estreladagua.com.br

 

Leia a matéria completa na Go’Where n° 92