Turks & Caicos

Esse é um dos destinos mais belos do Caribe. A menos de duas horas de voo de Miami, o país está localizado acima da ilha da República Dominicana e do Haiti, em uma área onde o azul-turquesa do mar parece ficar ainda mais intenso. Com praias maravilhosas, barreiras de corais, hotéis de luxo, alta-gastronomia e muito o que fazer, o pequeno arquipélago britânico provoca suspiros apaixonados em todos que chegam para uma temporada.

Por: Luciano Garcia

É quase impossível conter a emoção quando o avião se aproxima de Turks and Caicos. São quarenta ilhas, quase todas muito pequenas, mas o espetáculo visto do alto é grandioso – extensas praias de areia branca cercadas por um azul-turquesa intenso e com uma transparência incrível. Turks and Caicos, ou Ilhas Turcas e Caicos, em português, é um British Overseas Territory, um país dependente do Rei-no Unido. Apenas nove ilhas são habitadas. As principais são  Providenciales –  onde fica a capital do mesmo nome –, Grand Turk, South Caicos, West Caicos e East Caicos. Sua população total é de 35 mil habitantes, sendo que 27 mil vivem na capital. Para quem quer sossego, sombra e água fresca, esse é o paraíso. Inclusive o paraíso fiscal, que as ilhas também são. O dólar americano é a moeda corrente. Pela sua beleza, hotéis de luxo e alta-gastronomia, as ilhas são um destino ultraexclusivo. E celebridades não faltam por lá.

As praias são a principal atração de Turks and Caicos. Mesmo que você não faça mais nada, se aproveitar bem as praias já sairá de lá muito feliz. A areia é branca e fofa e se contrasta com o mar, que tem uma temperatura de 28 ºC. Nas praias você pode praticar stand-up paddle, canoagem e, claro, contemplar o pôr do sol. A praia da Grace Bay é um das mais belas do mundo.

Turks and Caicos tem uma das maiores barreiras de corais do planeta, que cerca quase todo o conjunto das ilhas e pode ser admirada em excursões de mergulho. As praias Bight Reef e Smith’s Reef, na ilha de Providenciales, são as melhores para a prática de snorkeling e abrigam centenas de peixes multicoloridos, esponjas-do-mar, tartarugas, arraias, ouriços e anêmonas. Próxima à costa, a região entre Grand Turk e Salt Cay é muito boa para mergulhar. Os melhores locais ficam um pouco mais longe, a uma hora de barco. Em French Cay, West Caicos e Northwest Point é possível observar tubarões, arraias e tartarugas, entre outros animais marinhos.

Hotéis, um espetáculo à parte

É na charmosa praia de Grace Bay, em Providenciales, que ficam os mais badalados hotéis e resorts de Turks and Caicos. Entre eles, o Beach House, um luxuoso resort-boutique, all-inclusive, destinado exclusivamente a adultos, casais sem filhos, solteiros e casais em lua de mel. São apenas 21 suítes, todas com vista para as dunas da praia e para o azul do mar. Na mesma Grace Bay, mas na outra ponta, está o Alexandra Resort, pertencente ao mesmo grupo, mas com um conceito diferente: dispõe de 91 suítes e facilidades, como estúdios com cozinhas equipadas, para todo tipo de hóspede, desde casais sem filhos, participantes de eventos e grandes famílias.

Também para famílias numerosas é o Beaches Turks & Caicos Resort Villages & Spa, um grande complexo com villages com arquitetura e ambientação da Itália, da França e do Caribe, parque aquático com seis piscinas, 16 restaurantes, 12 bares, discoteca para adolescentes e programação intensa de atividades para crianças e jovens. O The Somerset on Grace Bay, com suas 53 vilas, é outro hotel de destaque nesta praia, um dos mais premiados resorts cinco estrelas para casais e famílias. Outro destaque é o West Bay Club, um dos mais procurados em todo o arquipélago, oferece luxuosas suítes de frente para o mar e estúdios com vista para os jardins.

Serviço
Go’Where Luxo viajou a convite da NH Hospitality Brasil, escritório de relações públicas que representa o destino no Brasil. Agradecimento especial a Naldo Góes e Anna Neiva.
www.nethospitality.com.br