Um paraíso chamado Ilhas Seychelles

Quando pousamos em Seychelles, a impressão que se tem é a de entrar no paraíso. Praias belíssimas, cercadas por uma vegetação exuberante e grandes rochas esculpidas pelos ventos durante milhões de anos. Pássaros raros, somente encontrados nessas ilhas. Cores tão vibrantes e intensas, que dificilmente qualquer fotografia tirada por lá vai precisar do clássico Photoshop.

Por: Luciano Garcia

Localizadas acima de Madagascar, no Oceano Índico, as Ilhas Seychelles são um país de paisagens naturais singulares, das mais lindas e preservadas do mundo. Um clima tropical, bem agrádavel durante o ano todo. As 115 ilhas estão fora do cinturão de ciclones e não há extremos de temperaturas, que ali raramente caem abaixo de 24 graus ou sobem acima de 33. O transporte entre as ilhas pode ser feito por helicóptero, pequenos aviões, ferries e também por catamarãs. As ilhas não registram casos de febre amarela, malária e outras doenças tropicais. É, sem dúvida, um oásis paradisíaco nos dias de hoje. Por todas as suas paisagens de tirar o fôlego, natureza preservada, clima quente o ano todo e experiências exclusivas, Seychelles são muito procuradas por casais para viagens românticas. Mas também famílias com crianças pequenas e mergulhadores adoram as ilhas. Além de valorizar suas características multiculturais, as Seychelles dão importância relevante ao chamado turismo sustentável. Mais da metade de sua área terrestre está totalmente preservada e conserva espécies raras de flora e fauna. A enorme biodiversidade encontrada aqui é reconhecida internacionalmente como das mais relevantes do planeta.

A cinematográfica La Digue

Ao contrário de outras ilhas oceânicas resultantes de explosões vulcânicas, como a Islândia, Bermudas e Açores, no Oceano Atlântico, ou a Polinésia Francesa e o Havaí, no Pacífico, as Ilhas Seychelles são graníticas, como os continentes. Elas faziam parte de Gondwana, o supercontinente que remonta a quase 200 milhões de anos, período anterior ao aparecimento dos dinossauros. Os enormes granitos que você vai admirar nas praias da pequenina ilha La Digue na verdade são incríveis rochas ígneas que resultam do esfriamento do magma, há cerca de 700 milhões de anos. Elas proporcionam uma paisagem estonteante, quase uma viagem no tempo à última era glacial.

Para chegar à rústica La Digue, nada de aeroporto. Os catamarãs, apelidados de jettys, fazem a travessia a partir de Praslin ou Mahé. Uma vez na ilha, é possível conhecê-la de bicicleta ou em carros de boi, o principal meio de transporte local. La Digue abriga casarões antigos de fazendas, florestas com uma grande variedade de espécies, como as orquídeas e favas de baunilha. Trilhas que passam por várias praias são um convite aos mais aventureiros. Tartarugas gigantes nadam em suas águas cristalinas. Dá para observar a intensa vida marinha, mesmo sem snorkel.

Autêntica ilha da fantasia

Na Ilha de Praslin está uma das praias mais charmosas de Seychelles: Anse Georgette. Instalado nesse paraíso, está o hotel Constance Lémuria. Na chegada, os hóspedes são recebidos como reis e rainhas. Um gigante portal se abre ao som de um gongo, descortinando o jardim da piscina do lobby principal. Calorosas saudações de boas-vindas são entoadas pelos funcionários. São mais de 400 deles, vindos de todas as partes do mundo. A sofisticada gastronomia é o coração da experiência sensorial no Lémuria. O restaurante The Legend, localizado no edifício principal, convida os hóspedes a uma viagem aos sabores e ao clima da Rota da Seda. Um vibrante menu gastronômico e uma carta de vinhos com cerca de 900 rótulos e 12 mil garrafas. Cada prato foi reiventado por uma equipe internacional de chefs, que utilizam os melhores ingredientes produzidos na ilha. O Constance Lémuria é um destinos ele mesmo. Quem vem para cá busca relaxar, jogar golfe e até realizar sua cerimônia de casamento! Um hotel de luxo que oferece uma autêntica e poética jornada através da cultura e da história natural do arquipélago de Seychelles.

Silhouette: inspiração para Ian Fleming

Na primavera de 1958 o criador das aventuras de James Bond visitou Seychelles para buscar ideias para seu novo livro 007 Somente para Seus Olhos. Ian Fleming se hospedou na pequenina ilha Silhouette, no antigo hotel The Northolm. Nessa época, o país ainda era colônia britânica. Em 2005, o hotel foi reformado, batizado agora de Hilton Seychelles Labriz. A propriedade no mesmo estilo boutique tem villas com terraços privativos debruçados para o mar. Os fãs de Bond também podem se inspirar: ali foi criada a “Suíte Ian Fleming”, uma homenagem ao ilustre escritor. Não deixe de conhecer o spa, com um ofurô no meio da mata.

Safári embaixo d’água

Criado em conjunto com a The Marine Conservation Society de Seychelles, o hotel Le Meridien Fisherman’s Cove, na ilha de Mahé, convida os hóspedes a descobrir o universo subaquático de forma totalmente inusitada. Guias levam os visitantes para “Unlock the Sea”, um incrível mergulho de snorkel, nas águas cristalinas em frente ao hotel. Lá embaixo, uma rica e fascinante vida marinha totalmente preservada impressiona pela quantidade e variedade de espécies. É um show de cores inesquecível !

Centrinho

Victoria é a menor capital do mundo. Pode ser facilmente visitada a pé em apenas um único dia. O Clock Tower é uma réplica do relógio de Vauxhall Bridge Road, em Londres, e relembra a herança dos mais de 165 anos de colonização britânica antes da recente independência. É no animado Victoria Market que a gente consegue perceber ainda mais o espírito de Seychelles. No mercadão você encontra de tudo: frutas, peixes, temperos, condimentos e especiarias exóticas. Construído em 1840 e reformado em 1999, continua a ser o coração movimentado da capital, especialmente nas manhãs de sábado.

Uma praia para chamar de sua

Escondido numa colina remota, com vista para a baía de Petit Anse, o resort Four Seasons Seychelles é um refúgio que oferece o que você precisa para se afastar de tudo. Esculpido na colina, as villas do Four Seasons se confundem com as cores da natureza local. A praia privativa emoldura a encosta e convida a apreciar lado bom da vida. São somente 67 villas espalhadas pela baía. Todas enormes, com 186 metros quadrados, camufladas na natureza: é quase impossível avistar as casas vizinhas. As villas possuem piscinas com borda infinita e vista panorâmica para o oceano. Há grandes varandas, terraços e chuveiros externos ao ar livre. Os quartos são ultraespaçosos, com camas extremamente confortáveis. O banheiro tem paredes de vidro e conta com uma banheira de mármore que se abre para a piscina privativa. Para se locomover pelo hotel, vá a pé ou peça os clubcars. A simpática e hospitaleira equipe de motoristas dá dicas do que fazer para uma estadia inigualável e especial. Surfistas iniciantes, mergulhadores com snorkel, praticantes de stand-up paddle… Todos são bem recebidos nas águas turquesas de Petit Anse.

O spa do Four Seasons tem uma excelente vista do pôr do sol, por estar bem acima da praia, na montanha. Um presente especial é fazer o tratamento Yi King, com fragrâncias à base de ervas locais. A massagem signature do spa é a Hilltop Fusion, que dura uma hora. Refletindo a cultura da Índia nas Seychelles, a yoga promove a saúde física e espiritual. Há aulas na praia e no topo da montanha, imersas na natureza bela e serena das Seychelles. Momentos para sentir a respiração com vistas majestosas para o oceano.

O maior spa do Oceano Índico

A rede Constance possui sete hotéis no Oceano Índico. O Constance Ephélia, na ilha de Mahé, abriga o U-Spa, um dos maiores do mundo. Imerso em um jardim tropical, oferece programas de detox e bem-estar, incluindo treinamento físico, yoga e sessões de meditação na praia, além de trilhas em meio à natureza. O U-Spa tem várias jacuzzis, piscina termal, uma excelente academia e dispõe de cosméticos locais produzidos com ingredientes orgânicos. Um dos mais aclamados tratamentos rejuvenescedores e anti-idade, o Ymalia Signature Facial, dura 90 minutos.

Cenários de Jurassic Park

Acredita-se que este vale era o antigo Jardim do Éden. O parque natural Vallée de Mai tem atmosfera mágica, com cores e luzes tão perfeitas que parece que estamos num estúdio cinematográfico. O Vallée de Mai fica em Praslin, segunda maior ilha do país. É o lar do lendário Coco-de-Mer, símbolo do país. Ele, na verdade, é uma noz gigante e cresce em palmeiras antigas desta floresta primitiva. Patrimônio da UNESCO, as seis espécies de palmeiras são endêmicas da região, assim como outras imensas árvores indígenas que podem chegar a 40 metros de altura.

Sabores de Seychelles

Seychelles é um país multicultural e essa característica pode ser explicada por meio de sua história. Descoberto em 1502 por Vasco da Gama, o país era apenas um ponto de passagem para os navegantes. Sua colonização aconteceu em 1770 pelos franceses, que trouxeram grupos de europeus, indianos e africanos. Em 1814, o país foi cedido à Grã-Bretanha e várias plantações começaram a surgir no mesmo século: algodão, cana-de-açúcar e outros alimentos. Como Seychelles recebeu diferentes culturas, religiões e tradições durante séculos, o país desenvolveu raízes multiétnicas, que estão presentes até hoje principalmente em sua gastronomia.

Romance & glamour

George Clooney e Amal Alamuddin. Príncipe William e Kate Middleton. Esses dois famosos casais escolheram Seychelles para a lua de mel. O arquipélago é um destino muito procurado para celebrações românticas e cerimônias de casamento inigualáveis. Os casais encontram uma excelente infraestrutura, além das paisagens paradisíacas e experiências exclusivas, de um jantar à luz de velas, numa praia exclusiva, a uma refeição a bordo de um luxuoso iate, preparada por um chef. Emoldurando o momento, a natureza sensacional do Oceano Índico.


Serviço

Go’Where Luxo viajou a convite do Seychelles Tourism Board. Agradecimento especial a Gisele Abrahão da GVA, que representa o destino no Brasil

www.visitseychelles.com

Onde ficar

HILTON SEYCHELLES LABRIZ
www.hiltonseychelleslabriz.com

CONSTANCE LÉMURIA RESORT
www.constancehotels.com

CONSTANCE EPHELIA RESORT
www.constancehotels.com

FOUR SEASONS RESORT
www.fourseasons.com/seychelles

LE MERIDIEN FISHERMAN’S COVE
www.lemeridienfishermanscove.com