Cozinha das Estrelas

Muitos restaurantes em São Paulo têm atraído a atenção do público não apenas pela gastronomia ou ambiente diferenciados, mas pelos donos famosos. Seja pela curiosidade ou, simplesmente, pela chance de encontrá-los na casa, esses endereços estão entre os mais badalados da cidade. Prepare o seu paladar e, quem sabe, a câmera para uma selfie…

Por: Andressa D’Amato

cozinha_das_estrelas_1Le Manjue Organique + burger joint

O talento de Bruno Gagliasso para os negócios gastronômicos

Nas veias do ator Bruno Gagliasso também corre a arte de movimentar a gastronomia. No Rio de Janeiro, desde 2006, o ator mantém o restaurante Família Gagliasso, especializado na culinária italiana. No comando da cozinha está sua mãe, Lúcia, que re-produz muito bem a gastronomia do país da bota. Já em São Paulo, o ator entrou na sociedade do bem-sucedido  Le Manjue Organique, que se destaca pelas receitas mais “naturebas”. Frequentador assíduo da casa, Bruno se juntou aos sócios Renato Caleffi, Rodrigo Rivellino e Bruno Fattori em 2014.

cozinha_das_estrelas_2Recentemente, Bruno inaugurou mais uma empreitada gastronômica. Desta vez, trazendo para o País o famoso burger joint – presente nos Estados Unidos, Singapura, Coreia do Sul e Dubai. Já são duas casas na cidade – nos Jardins e na Paulista. Na hamburgueria, o diferencial fica por conta da linha que leva o nome da casa: no cardápio, há apenas um tipo de hambúrguer, elaborado com a carne da raça Angus, moída sempre no mesmo dia. O sanduíche vem com dois tipos de queijos, cheddar e colby – típico da culinária americana –, ambos desenvolvidos exclusivamente para o burger joint, além de alface, tomate, cebola roxa, picles, mostarda, ketchup e maionese.
O pão é desenvolvido pela Santo Pão exclusivamente para a hamburgueria.

Le Manjue Organique
Rua Domingos Fernandes, 608 – Vila Nova Conceição – São Paulo. Tel.: (11) 3034-0631

burger joint
Rua Bela Cintra, 2116 – Jardins. Tel.: (11) 2495-1019
Av. Paulista, 854 – Bela Vista (Shopping Top Center). Tel.: (11) 3171-2094


cozinha_das_estrelas_3Karavelle

O cantinho pessoal e particular de Seu Jorge

Criada em 2011 por um grupo de amigos, entre eles cantor Seu Jorge, a cerveja Karavelle veio para suprir o mercado cervejeiro, na época ainda carente de produtos artesanais. Bem, a marca virou restaurante e bar e é um dos pontos de encontro na cidade. Hoje em dois endereços, Jardins e Itaim Bibi, os boêmios ainda podem curtir pocket shows de Seu Jorge, que toca sempre na casa dos Jardins. Nesta unidade, há ainda opções deliciosas para o almoço e o jantar.

cozinha_das_estrelas_4Alameda Lorena, 1784 – Jardins. Tel.: (11) 3044-7555
Rua Amauri, 334 – Itaim Bibi. Tel.: (11) 3079-4492


cozinha_das_estrelas_5Dezoito Bar & Movement

A grande aposta de Henri Castelli 

No Itaim, o ator Henri Castelli mantém um bar em parceria com os sócios Mario Levi e Roberto Sasso, o Dezoito Bar & Movement, que tem como diferencial sua sofisticada happy hour. Como o próprio nome sugere, a programação da casa começa sempre às 18h, com música ambiente para curtir com os amigos após o expediente. Mais tarde, DJ e música ao vivo  trazem mais movimento à casa. O cardápio também merece atenção: elaborado pelo chef Pedro Gentil, traz opções de petiscos, saladas, sanduíches e receitas clássicas, assim como menu de drinks, com sugestões para todos os gostos.

cozinha_das_estrelas_6Rua Professor Atílio Innocenti, 101 – Itaim Tel.: (11) 3061-9677


cozinha_das_estrelas_7Maní

O sucesso paralelo de Fernanda Lima

O premiado Maní se tornou parada obrigatória na cidade. O local atrai por receitas contemporâneas, muito bem executadas pelos chefs Helena Rizzo e Daniel Redondo. E por ter como sócia uma das mulheres mais belas do País, a apresentadora Fernanda Lima. Na cena gastronômica há dez anos, o Maní já tem “filhotes” na cidade: a Padoca do Maní, a Casa Manioca e o restaurante Manioca, no shopping Iguatemi. O Maní surgiu de um ideal: servir ingredientes frescos numa experiência combinando técnica e memória afetiva, invenção e tradição. A casa mantém a sazonalidade dos ingredientes e o respeito ao pequeno produtor. Entre as receitas mais inusitadas está a sobremesa Da lama ao caos – um mix de combinações improváveis, como compota doce de berinjela e coalhada de queijo de cabra, com gradações diversas entre o doce e o salgado.

cozinha_das_estrelas_8Rua Joaquim Antunes, 210 – Jardim Paulistano. Tel.: (11) 3085-4148
www.manimanioca.com.br


cozinha_das_estrelas_9Yabany

O preferido de Marcos Mion

O restaurante Yabany tem um sócio bem conhecido do grande público, o apresentador Marcos Mion, que entrou na sociedade em 2009 por ser fã do local. Instalado no bairro do Itam Bibi desde 2003, o restaurante é um dos japoneses mais badalados da cidade. Além do ambiente de encher os olhos, o cardápio faz jus à fama. São clássicos da culinária japonesa com toques de contemporaneidade e sofisticação. O restaurante também faz eventos corporativos e sociais.

cozinha_das_estrelas_10Rua Professor Atílio Innocenti, 53 – Itaim Bibi. Tel.: (11) 3078-7773


cozinha_das_estrelas_11Sarau

Na direção: Wolf Maya

Inspirado na cidade de Berlin, na Alemanha, o Sarau logo rouba a cena por sua arquitetura imponente.
O projeto do diretor Wolf Maya, que está em cartaz desde o final de 2015, apresenta um conceito contemporâneo e a ideia de equilibrar a carta de drinks com o menu gourmet. Da cozinha, saem receitas elaboradas pelo sushiman e chef Julio Alves, que apresenta pratos que unem a culinária japonesa, peruana e brasileira. Delícias para ser saboreadas num cenário sofisticado, aconchegante e de muito bom gosto.

cozinha_das_estrelas_12Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 4764 – Jardim Paulista. Tel.: (11) 3062-9534


cozinha_das_estrelas_13Barê

Malvino Salvador em cena

O ator Malvino Salvador também decidiu apostar na gastronomia e, com os sócios Clovis Mello, Luiz Melo, Rafael Pizanti, Raphael e Rodrigo Einsfeld, montou o Barê, no Jardins. O local é uma mistura de bar e restaurante, com a junção de gastronomia contemporânea e drinks inusitados. No ambiente descontraído, enquanto se deliciam com as opções do cardápio, os clientes são embalados pelo som que vai do indie rock ao jazz, passando por house e soul. Recentemente, por conta do sucesso de seus drinks, o Barê também expandiu seus negócios e, agora, está presente em eventos e casamentos.

cozinha_das_estrelas_14Alameda Lorena, 1892 – Jardim Paulista. Tel.: (11) 3564-2015