Faap oferece curso de Arte-Joalheria

relicario

As inscrições estão abertas e as aulas iniciam a partir de abril

relicario

A joalheria contemporânea expandiu seus horizontes significativamente, não se manifestando exclusivamente em propostas comerciais, mas em muitos trabalhos de arte: a chamada arte-joalheria. O conceito tem grande importância mundial e vem se expandindo no Brasil. Para tanto, o Núcleo de Cultura da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) abre inscrição para os cursos “Um Outro Colar de Pérolas” e “A Aliança Revisitada”, com início, respectivamente, em 04 de abril e 17 de maio.

O objetivo dos cursos é construir uma discussão sobre os significados e as diversas propostas já realizadas por vários artistas joalheiros, contemporâneos e clássicos, tendo como base o objeto a ser estudado – a aliança ou o colar de pérolas. Os participantes conhecerão um breve histórico da arte-joalheria  e ao final das aulas irão criar a sua própria releitura dessas peças clássicas, escolhendo o material e a técnica de preferência, como fotografia, vídeo, pintura, entre outras manifestações artísticas, inclusive a criação do próprio objeto.

As aulas vão contemplar o contexto histórico e contemporâneo da aliança e do colar de pérolas, principais artistas / criadores das peças, além da história do próprio objeto a ser estudado, quando surgiu, onde e o que ele representou em toda sua história, aliado a questão artística que o envolve. A partir daí, os alunos iniciarão as discussões e o desenvolvimento dos respectivos trabalhos.

“O participante é incentivado a criar o projeto de acordo com sua própria reflexão sobre o objeto, para o qual haverá uma série de materiais disponíveis para desenvolvê-lo. Na última edição do curso ‘Um outro colar de pérolas’, foi apresentada uma obra em formato de foto, por exemplo”, explica Mirla Fernandes, coordenadora de ambos os cursos.

Mirla Fernandes estudou Design de Joias pela Hochschule für Gestaltung und Technik Pforzheim, na Alemanha, é formadaem Artes Plásticas pela FAAP e atualmente é mestrandaem Artes Visuais pela UNICAMP. Coordena o projeto Nova Joia, que promove exposições, cursos e palestras de arte-joalheria no Brasil e já participou de exposições em diversos países, como França, Estados Unidos e Alemanha. Em 2010, Mirla Fernandes foi indicada para o prêmio holandês Prince Claus, que apoia artistas e programas culturais de destaque na América Latina, África e Ásia.