TIFFANY, Esse é pra casar

O famoso anel de noivado Tiffany Setting  completa 130 anos e continua sendo uma das joias mais desejadas pelas noivas ao redor do mundo inteiro.

Por: Cibele Carbone

Esse é pra casar!

Coração acelerado, clima de romance e – para a cena ficar ainda mais perfeita – o amado presenteia sua parceira com um Tiffany Setting, o mais famoso anel de noivado da grife Tiffany & Co. “Quando nosso fundador, Charles Lewis Tiffany, introduziu o Tiffany Setting, em 1886, ele nos deu não só um símbolo de amor verdadeiro, mas também uma herança duradoura de nosso legado em diamantes e reputação artesanal”, explica Luciana Marsicano, diretora geral da joalheria no Brasil. Mas o que torna esse anel tão especial? – você deve estar se perguntando. A resposta é simples: além de representar a paixão eterna, ele é de uma beleza inigualável. Sua pedra flutua sobre o aro do anel e emana um brilho único, graças ao seu design e lapidação primorosa. Outro diferencial é que ele é único anel de noivado da marca que traz a cravação suspensa em seis garras.

 

Esse-e-pra-casar5

HISTÓRIA Tiffany Setting

Receita da perfeição
O Tiffanny Setting não fez história apenas por sua beleza e encantamento que causa na ala feminina. Ele é realmente um anel especial e feito minuciosamente pelos melhores artesãos da joalheria. Além disso, apenas 0,04% dos diamantes do mundo passam pelo rigoroso crivo da marca para serem usados nessa joia.
“As qualidades de um diamante são conhecidas pelos quatro ´C´C´s: corte, cor, pureza e quilatagem. Nós avaliamos um diamante não só pelos 4Cs tradicionais, mas também pela sua presença. Se ele não tem brilho, cintilação e dispersão superiores, não pode ser considerado um diamante Tiffany. E apenas 0,04% dos diamantes encontrados pela Tiffany correspondem ao padrão de qualidade exigido pela joalheria, diferentemente de qualquer outra marca”, comenta Luciana Marsicano sobre o processo de seleção feito no laboratório gemológico da grife. “Eu rejeito 99,96% dos melhores diamantes do mundo porque há uma diferença entre qualidade e qualidade Tiffany”, diz Melvyn Kirtley, gemologista-chefe da joalheria, que foi homenageado na campanha que comemora os 130 anos do Tiffany Setting.

Depois que um diamante recebe o “sinal verde”, ele é encaminhado para os mestres lapidadores a fim de que eles maximizem seu brilho e enquadrem a pedra dentro de um plano geométrico rigoroso, com medidas precisas. Feito isso, o diamante é preso por seis garras, deixando-o elevado do aro e dando a impressão de que ele está flutuando. Mas esse posicionamento não foi escolhido apenas para que o design ficasse diferente dos outros aneis – essa montagem garante uma incidência maior de luz sobre a pedra, garantindo mais resplandecência.

O mapa da mina

Atualmente, toda a produção do Tiffany Setting está concentrada em Nova York. É lá onde os diamantes são lapidados e polidos de acordo com padrões de qualidade da empresa. Segundo a diretor geral da marca no Brasil, a inspeção extremamente detalhada dos diamantes acima de 0,18 quilates permite que a Tiffany ofereça aos clientes um certificado de diamante com garantia vitalícia. “Dentro dos laboratórios, cada diamante polido, independentemente do tamanho, é olhado por cerca de 3 a 8 pessoas e passa por diferentes processos para garantir a consistência e a precisão das notas.” Dentro de cada processo, existem várias áreas da pedra que são verificadas centenas de vezes. Quem quiser um Tiffany Setting para chamar de seu não precisa encomendar com antecedência e nem encarar longas filas de espera. Toda loja da Tiffany & Co. ao redor do mundo possui essa joia única pronta para venda – no Brasil, a partir de R$ 12.040.

Para poucos e bons

Uma joia especial e tão icônica merece ser feita pelo melhores prfissionais, certo? Certíssimo! Para garantir a qualidade esperada de cada Tiffany Setting, a grife prepara artesãos especialmente para esse cargo. “Existe um treinamento específico e só quem é altamente capacitado é autorizado a produzir as joias da marca. No entanto, a maioria dos artesãos responsáveis da Tiffany têm décadas de experiência, como os irmãos Manek e Bhagwati Patel, responsáveis por polir e lustrar diamantes nos últimos 45 anos, se somados o tempo de casa do dois”, diz a diretora geral. A dedicação desses profissionais durante a manufatura da peça dura bem mais do que se possa imaginar: o Tiffany Setting pode demorar até um ano para ficar pronto! É claro que esse tempo engloba desde o momento em que a pedra bruta é encontrada até chegar ao balcão da loja. “Tudo é feito à mão, com o mais rigoroso padrão de qualidade, até a joia ficar absolutamente impecável”, justifica Luciana Marsicano.


O Fundador

Charles Lewis Tiffany é o responsável pela criação do anel de noivado Tiffanny Setting que, após 130 anos, continua sendo objeto de desejo entre as mulheres de todas as idades.